domingo, 10 de janeiro de 2010

Introdução:

O trabalho que aqui será apresentado é destinado a esclarecer qual a importância do lúdico nas aulas de Educação Física, para tanto julgamos de imprescindível importância definir os termos supracitados. Neste enleio podemos proclamar a seguinte questão:
Quê é o lúdico? Seria o lúdico a abstração do real? Lúdico representa uma palavra oriunda do latin, onde etimologicamente encontramos: Ludi, Ludo, Ludus. Respectivamente: Jogos públicos, jogar e jogo. O que encontra cabal nexo com o dicionário: Lúdico. Adj. Que se refere à jogos e brinquedos. Meados na conotação de palavras similares nota-se igualmente a similaridade no sentido, como por exemplo em: Ludibriar, v. t. Enganar, escarnecer; zombar de; tratar com ludíbrio.
No entanto seria desrespeitoso e incorreto dizer que o professor engana seus alunos, colocaríamos o termo vigente num contexto errôneo. É apreciável por certo adquirirmos com o que foi dito laivos de esclarecimento, já que, inicialmente incitamos duas perguntas das quais, mesmo sem a intenção, a segunda incitara uma breve e importante conclusão: É por certo o Lúdico a abstração do real, já que este termo se assemelha em muito em ludibriar, e jogar. Mostra-se cabível afirmar que o jogo é uma representação, fazendo uma analogia veremos que tal como o teatro o jogo, pode ter características iguais no que se refere à abstração, podemos aqui formular diversas intensidades no que se refere ao nível de lúdico, o teatro seria por certo um dos níveis mais altos de ludismo. Um jogo de futebol por certo têm algo de lúdico pois as regras deste foram estipuladas pela cultura, e por assim dizer não são naturais, isto recaí sobre uma forma de abstração, por mais sutil que seja não deixa de ser abstrata. Como se não bastasse ainda nos encontramos com ressalvas de problemáticas semânticas ( relativo à significação ) Jeu do francês é a única palavra para descrever jogo e brincadeira ( Game / Play ), ocorre que não necessariamente quem joga está participando de maneira lúdica como jogar cartas, ou mesmo até dançar estando extremamente entediado Devemos levar em consideração que nenhum jogo instituído garante o lúdico, em compensação muitas atividades desenvolvidas habitualmente não consideradas como jogos podem muito bem ser vividas de maneira lúdica.
Conforme está dito o lúdico é a abstração. O quê faz um ilusionista senão enganar-nos? Pois nós professores, a grosso modo, fazemos o mesmo com os alunos. Pode esta afirmação ser alvo se sátiras e críticas das mais diversas, não obstante será aqui inserida a ressalva de que o trabalho aqui apresentado trata exclusivamente do lúdico voltado para as crianças. É viável que nos situemos na especificidade do tema, pois como hoje se sabe a criança não é um pequeno adulto, mas é diferenciada por estar em uma fase cronológica distinta, é importante dizermos que não somente é no tempo que se posiciona esta diferença, como neste estão inseridas uma série de outras características como: Físico, Intelectual e Social. Podemos também, para apresentar este inicio de conversa de maneira pouco mais plausível recorrer às esferas psico-motor, sócio-afetivo e cognitivo. Ocorre que como o tema envolve tão somente a parte lúdica da criança nos restringiremos a abordar as partes que são mais afetadas durante o processo de utilização do recurso debatido, que compreendem respectivamente à área cognitiva e sócio-afetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário