domingo, 10 de janeiro de 2010

10) A criança entre os 6 e os 10 anos

Segundo Freud a vida sexual humana entra depois dos 5 anos em um período de latência no qual o desenvolvimento psico-social se detém e há uma regressão: a energia é desviada para outros fins sexuais obtendo-se desta forma logros culturais e sociais, constituindo o mecanismo de defesa do ego conhecido como sublimação.
Neste período a criança ingressa na escola primária e seus brinquedos muitas vezes representam dramatizações deste novo ambiente, começam a desenvolver interesse pelos jogos de salão: dominó, damas e jogos de “corrida”. Com a escola aparecem novos brinquedos que combinam com a aptidão intelectual, sorte e competição.
Um dos elementos mais importantes, entretanto, é a formação de grupos: A turma, O clube, A gang. A turma serve como um “espaço transicional” ( WINNICOTT ) entre a proteção e a segurança familiar. No grupo eles aprendem normas de convívio social, democráticas e autocráticas, justiça e injustiça, lealdade e ideais. Vivem uma cultura especial constituída por jogos tradicionais: Segredos, enigmas, insultos, regras, etc... Transmitida virtualmente intacta de uma geração de crianças à outra, às vêzes através de séculos, sem ajuda dos adultos. Na turma se estabelecem ritos e segredos muitas vezes constroem códigos de fala e escrita com caráter claramente obssesivo. Também entram as coleções desde pedras simples até selos, num processo evolutivo.
O esporte começa a interessa-los, logo têm um time de futebol onde toda a “turma participa”
Aos 8 anos aproximadamente começam a establecer amizades mais estáveis e alguns iniciam namoros. Cultuam heróis, artistas de novela ou cinema, jogadores de futebol, cantores ou mesmo amigos mais velhos.
O corpo retorna a ocupar o papel fundamental: as lutas, os jogos de esconde-esconde, pega-pega

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