domingo, 10 de janeiro de 2010

13)A importância de atividades lúdicas em grupo.

Enquanto brincam com outras crianças as crianças aperfeiçoam as habilidades e os papéis sociais que serão necessários no futuro. Vemos paralelos adultos como brincar de boneca, um desafio como a construção de um aeromodelo, limpar a casa construída no alto de uma árvore etc... Ao brincar com outras crianças podem avaliar as próprias habilidades com maior exatidão. As vantagens de brincar em conjunto provavelmente são as responsáveis pela descoberta de que a escolinha maternal favorece o desenvolvimento social. Depois Desta experiência as crianças tendem à explorar o ambiente que as cerca com relativa ousadia e brincar com os amigos com maior freqüência. Entretanto no inicio do desenvolvimento de intercâmbio social as crianças estão muito mais preocuparas com os brinquedos que com os colegas ( 1 – 3 anos ). O segundo estágio é de interações simples onde adquirem sensibilidade às necessidades e sentimentos das pessoas que a cercam. Quando ocorrem intercâmbios complexos dizemos que há uma linguagem, o que corresponde ao 3o nível, assumem papéis recíprocos nas brincadeiras: esconde-esconde por exemplo. Embora possam haver respostas agressivas como tapas, mordidas etc... É evidente que cabe ao professor administrar as possíveis desavenças entre as crianças, que em muitos casos são oriundas de expressos de sentimentos reprimidos como a seguir será dissertado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário