domingo, 10 de janeiro de 2010

11) Breve síntese à respeito dos pensadores supracitados

Ambientando estes que recalcitraram sobre a perspectiva lúdica da criança com o âmbito de Educação Física nos prostramos em interessantes reflexões. O cuidado que dever-se-á tomar numa aula será de extrema precisão, já que para cada idade são evidenciadas distintas maneiras de relacionar-se com o mundo e com si mesma na criança, o profissional, quando enterado destes detalhes terá em seu labor uma comodidade e seguridade bastante plausível, já que mediante a análise de seus alunos, seja numa aula de natação, voleybol ou em jogos recreacionais de acampamento, terá uma idéia clara do procedimento a ser tomado em cada caso.
Transcorre que podemos propor uma problemática bastante interessante, já que podemos encontrar numa aula alunos de distintas idades. Quê fazer se um aluno, por ser de inferior idade não adquiriu todavia noções de grupo, tendo este 3 anos por exemplo, enquanto que os outros já maiores entendem que é um grupo? Simplesmente adaptar a aula de modo que cada faixa etária de idade receba aquilo que lhe é pertinente, e não tentar mesclar algo que não se mescla, ou seja: Não há modo de saltar degraus de maneira exacerbada, mas sim, no que se refere ao desenvolvimento da criança, galgar paulatinamente os patamares do desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psíco-motor, de modo que ao seu tempo esta criança irá unir-se aos outros. A importância da atividade lúdica certamente não é a mesma para uma criança de 1 a no que para uma criança de 8 anos, pois as necessidades e vontades de cada uma são bastante diferentes, de maneira que no caso da criança de 1 ano devemos estar cientes de que a atividade lúdica é por certo uma representação de suas frustrações e do controle ( Ilusório / Lúdico / Fantástico ) de determinada situação, conforme demonstraram os estudos de Sigmund Freud, já no caso subseqüente a importância do ludismo vêm a preencher valores como democracia, justiça, injustiça, lealdade, convívio social. Cabe sim aos professores de Educação Física diferenciar cada idade e ser consciente das necessidades de cada qual, tendo em vista estes fatores poderá ele fazer um plano de aula inexoravelmente eficaz no que concerne ao desenvolvimento da criança.
Também devemos ter a noção cabal de que a criança, quando aplicado à ela um jogo lúdico, se expressa de diferentes maneiras, uma por exemplo irá jogar seu brinquedo longe, outra irá acaricia-lo e toma-lo por um amigo. Isto traz à tona de que uma gama infindável de medos, angústias dentre outros tantos sentimentos são expressos através do mundo exterior, colocando em vigência a teoria da “personificação”. Sendo assim não podemos de quaisquer maneiras obrigar as crianças à responderem à uma atividade de maneira igualitária, mas sim exprimirem seus sentimentos conforme queiram, para que somente mais tarde, quando estiverem na idade que é pertinente à este aprendizagem, possam entender o que são valores morais nos seus mais diversos contextos.

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