domingo, 10 de janeiro de 2010

4) AS IDÉIAS DE ARMINDA ABERASTURY

“O brinquedo possui muitas características dos objetos reais ( ... ) Permite que a criança repita, à vontade, situações prazeirosas e dolorosas que, entretanto,, ela por si mesma não pode reproduzir no mundo real.”
“Brincando a criança desloca para o mundo exterior seus medos, angústias e problemas internos, dominando-os por meio da ação. Repete no medo todas as situações excessivas para seu ego fraco, isto lhe permite, devido ao domínio sobre os objetos externos ao seu alcance, modificar um final que lhe foi penoso, tolerar papéis e situações que seriam proibidas na vida real ( ... ) e também repetir à vontade situações prazeirosas.”
“Há a transferência positiva ou negativa para os objetos conforme estes excitem ou aliviem sua ansiedade, este mecanismo é a base de toda sua relação com os objetos originários. Através das personificações nos brinquedos, observa-se como o objeto pode modificar-se com rapidez, de bom para mau, de aliado para inimigo. O brinquedo infantiu progride constantemente para identificações cada vez mais aproximadas com a realidade.”

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