domingo, 10 de janeiro de 2010

14) Um Oásis de felicidade

( Frase de Eugen Fink, relativa aos jogos )

Temos como experiência interessante a de que um rato bem alimentado fora colocado num labirinto, sem motivo aparente este começa a flanar ( passear ociosamente ) pelo local, parece querer familiarizar-se com o labirinto, como querendo se divertir. Noutra ocasião fora colocado um rato esfomeado que encontra muito mais rapidamente o alimento oculto.
O impulso lúdico, também chamado de impulso de curiosidade ou impulso de exploração dá ao indivíduo vantagem com relação ao processo de seleção natural. Encontrará muito mais oportunidades de se instruir estando assim mais preparado para enfrentar situações imprevistas, as atividades lúdicas impulsionam o desenvolvimento da espécie e da cultura. Vamos agora, para a melhor compreensão do tema, pincelar frases de grandes pensadores, no intuito de galgar patamares mais destrinchados:

O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e de toda criação.

Santo agostinho


O nascimento e o desenvolvimento do universo são o jogo de uma criança que move suas peças num tabuleiro. O destino está nas mãos de uma criança que brinca.

Heráclito





Por que brinca a criança à quem Heráclito atribui o jogo do mundo? Ela brinca porque brinca. O porquê desaparece neste jogo. Esse jogo não têm “porquê”. Essa criança joga por jogar.

Martin Heidegger

Nenhum comentário:

Postar um comentário