domingo, 10 de janeiro de 2010

8) ANNA FREUD

Em seu livro intitulado “Ïnfância normal e patológica”, no capítulo: “Do corpo ao brinquedo e do jogo ao trabalho” descreve interessantes aspéctos à respeito da atividade lúdica:
a) O brinquedo principia com o bebê, como uma atividade que gera prazer erótico... é levado à efeito no próprio corpo da criança ( atividade auto-erótica ) ou no corpo da mãe ( usualmente em ligação com a amamentação ).
b) As propriedades do corpo da mãe e do corpo do filho São transferidas à algum objeto macio, como uma frauda, um travesseiro, um urso de pelúcia que servem como transicional.
c) São estes objetos simbólicos, por isso, são acariciados e maltratados alternativamente. Como são inanimados habilitam a criança a extressar toda a gama de ambivalência como ele.
d) O carinhoso apego aos brinquedos se dissipa gradualmente, salvo na hora de se deitar, quando há um recolhimento narcisista necessário ao sono.
Durante o dia os brinquedos são substituídos por materiais que não possuem status de objeto, mas que servem às atividades do ego e às fantasias nelas subjascentes.
1) Brinquedos que oferecem oportunidades para atividades do ego, como encher esvaziar, abrir e fechar, ajustar, misturar. Sendo o interesse neles deslocados das aberturas do corpo e suas funções. ( observações: Esta parte condiz justamente com uma série de atividades ministradas por um professor de Ed. Física, como por exemplo ao final de uma aula de natação na parte recreativa em que a criança terá seu ego valorizado com o prazer de encher e esvaziar um pote, e mesmo durante a aula quando se apraz em brincar com os materiais { sejam stes halteres de hidroginástica, pranchas, flutuadores, etc... } )
2) Brinquedos móveis, fornecendo prazer na mobilidade
3) Material de construção, oferecendo iguais oportunidades à construção ou destruição.
4) Brinquedos servindo à expressão das tendências e atitudes masculinas e femininas para serem usadas: a – Na interpretação solitária de papéis. B – Na exibição do objeto edípico ( obsseção para o incesto { união sexual ilícita entre parentes } ) c – Na encenação de várias situações do complexo de Édipo em jogos de grupo.
5) Satisfação na atividade lúdica, cede progressivamente ao prazer no produto terminado da atividade.
6) A aptidão lúdica converte-se em aptidão para o trabalho quando um certo número de faculdades adicionais foi adquirido, como as seguintes.
- Controlar, inibir, modificar os impulsos para usar materiais agressiva ou destrutivamente ( não despedaçar, arremeçar, misturar, acumular ), e usa-los poelo contrario positiva e contrutivamente ( planejar, construir, aprender, e na vida comunal repartir )
- Executar planos pré concebidos com uma consideração mínima pela falta de retribuição imediata de prazer, frustrações intermediárias, etc. e uma máxima consideração pelo prazer no resultado final.
- Realizar não só a transição do prazer instintivo primitivo para o prazer sublimado, em conjunto com um elevado grau de neutralização da energia empregada. Mas também a transição do prazer para o princípio de realidade, um progresso que é essencial para o êxito no trabalho, durante a latência ( presença de elementos psíquicos esquecidos na esfera subliminar da consciência ), a adolecência e a maturidade.

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